Escola Municipal De Educação Infantil Bem-Me-Quer
Fabiana Schardosin da Silva
Leticia de Almeida Teixeira
A IMPORTÂNCIA DA ARTE NA PRÉ-ESCOLA
Arroio do Sal
2010
Arte na pré-escola
Clientela: Alunos do Pré-Escolar
Tempo de duração: 30 dias
1- Justificativa
Pretende-se através deste projeto mostrar a importância da Arte na Pré-escola despertando nas nossas crianças a vontade de criar e construir as suas próprias obras.
A arte visual pode ser vista em vários modos, tais como: telas, pinturas, desenhos, rabiscos, propagandas, capas de revistas, jornais, entre outros. Neste percurso pelo universo da arte estabelecemos também relações particulares com as imagens: aquelas que nos eram familiares, aquelas que admiramos ou que estranhamos, ou aquelas que somos indiferentes. As impressões são resultados da nossa experiência com a arte em diferentes contextos.
Existem espaços formais e informais em que podemos ver, apreciar, refletir e questionar sobre a arte. Os espaços formais são espaços institucionalizados específicos para arte: os museus, galerias,fundações,bienais,salões e outros. Os espaços informais se referem aos lugares públicos como praças, ruas, feiras, exposições, internet, entre outros, aos quais temos acesso e onde podemos encontrar monumentos, prédios históricos, artistas, obras etc.
Em verdade, todos os espaços podem ser agraciados com a arte: a rua, o museu, a escola, um livro, a galeria, um site, uma igreja, enfim, não importa aonde, o importante é que possamos proporcionar aos nossos alunos este contato, esta visualização, esta percepção do que é a arte, onde quer que ela esteja. Façamos então da escola este espaço, onde nossos alunos-artistas possam se expressar a partir do conhecimento daqueles que fizeram da arte a sua história de vida!
Como afirma Anamélia Bueno Buoro (2003): “Cabe a nós, educadores, adotar a mesma postura inquieta de pensadores e pesquisadores permanentes, devendo para isso buscar formação contínua e investimento em novos conhecimentos, uma vez que só podemos ensinar aquilo que efetivamente sabemos”.
O artista e educador Luis Camnitzer nos fala:”o melhor ensinamento acontece quando o professor trabalha com suas próprias idéias”e, lógico, ensina isso ao aluno: cada um precisa expor a idéia e seu pensamento, expressando sua arte através do seu pensar.
As artes plásticas têm linguagem própria: uma tela pode sugerir profundidade, paz e tranqüilidade emocional ou dramaticidade, através das linhas suaves, cores, formas, rabiscos, traços, riscos e pinceladas. As artes plásticas são, antes de tudo, criação e recriação de sentimentos expressos pela natureza, através das imagens que todos nós podemos captar e apreciar numa obra.
Importa a nós educadores que levemos nossos alunos a refletir todas as questões possíveis através do contato com as obras de arte que podemos acessar, seja de artistas de renome, conhecidos mundialmente ou não, sejam nossos artistas locais, ou as obras que cada um deles tenha a possibilidade de criar. Para tanto é necessário que possibilitemos acesso aos nossos alunos às obras de arte de grandes mestres do passado e também os do presente, lhes apresentando também nossos artistas locais, incluindo os nossos artistas de casa: mãe e pai, irmãos, avós, parentes.
Miriam Celeste Martins diz: “Um Projeto na Escola não pode ser comparado a um simples planejamento de atividades que deverão ser cumpridas, mas a certas intenções e possibilidades, em constante avaliação e replanejamento, aproveitando acasos, caminhando opostamente por outros caminhos em tentativas investigadoras e ousadas, sem nunca perder de vista os focos centrais que fizeram nascer o projeto”, nossa intenção é justamente essa: caminhar um pouco pelas artes com nossos pequenos e suas famílias!
Com a intenção de despertar “a importância da arte na pré-escola”, não só da família, mas descobrir cada artista que exista dentro de nós mesmos, enquanto alunos, aprendizes de algo mais além das letras e da escola, além dos muros e fronteiras estabelecidas entre o certo e o errado, entre o abrir portas e permitir olhares e fazeres através das cores, dando forma aos nossos sentimentos e emoções, justifica-se esse projeto.
2- OBJETIVOS DO PROJETO
2.1 - OBJETIVO GERAL
Proporcionar o encontro entre nossos alunos, os pais e as obras de arte, bem como a possibilidade de criar e construir as suas próprias obras, expressando seus sentimentos e apreciando a arte do outro, como possibilidade de mostrar a nossa capacidade de criação artística.
2.2 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS
● Levar aos pais e alunos algumas biografias de vida e obra de alguns artistas reconhecidos mundialmente.
●Apresentar aos pais algumas biografias e obras de artistas locais.
●Produzir obras de arte tanto em releituras como criação de cada um, permitindo a livre expressão artística dos alunos e da família através dessa produção.
●Possibilitar Mostras da Arte Local em nossa Cidade.
3- ATIVIDADES
●Desenhos livres e releituras de obras.
●Manuseio de impressos e biografias de artistas variados.
●Visita a um espaço de artes plásticas local.
●Conhecer alguns pintores das artes plásticas locais.
4- CRONOGRAMA
Uma atividade mensal para a família e os alunos.
5- METODOLOGIA
Roda de conversas, manuseio de livros em grupos e individuais, produções individuais e coletivas, passeios-visitas, registros fotográficos, postagens virtuais e exposição dos trabalhos.
6- AVALIAÇÃO
Será satisfatório se nossos alunos e familiares se envolverem com interesse e prazer nas propostas de trabalho apresentadas e criarem, produzirem as suas obras com dedicação e empenho.
Letícia e Fabiana
ResponderExcluirParabésn pelo projeto e pelo tema escolhido, realmente a arte é essencial´para o desenvolvimento de nossas crianças.
Bjs
Simone