Total de visualizações de página

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Atividade final do curso

Lisiane Machado Dias, Luciane Strege e   Jaqueline Cardoso Vargas



A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA




AULA 1

TEMA:  A IMPORTÂNCIA DA FAMILIA

OBJETIVOS: Mostrando os personagens da história da hora do conto comunicar o tema desta semana de aula, que iniciará com a hora do conto.
_ Analisar os diferentes tipos de família que existe, através da hora do conto com “O livro da família”.
_ Significar a hora do conto de maneira ilustrativa, através dos personagens que serão anexados conforme a seqüência do texto.
_ Criar brincadeiras de livre escolha, interagindo com colegas respeitando uns aos outros.
_ Solucionar conflitos com o colega, dividindo brinquedos e esperando a sua vez para participar de uma atividade  ou brincar com um determinado brinquedo que esteja com outro.
_ Indicar sua emoções, sentimentos bons e ruins, traumas, frustrações, problemas familiares,  através do faz-de-conta, da brincadeira livre.
_ Relatar quem mora na sua casa, como é a sua família, através de uma rodinha de conversa informal.
_ Separar gravuras de revistas de diferentes tipos de família, rasgando-as na volta para montar um painel.
_ Montar um painel com gravuras de diferentes tipos de família, num grupo de 4 integrantes, tendo noção de espaço para que todos possam colar a sua gravura, que será exposto na sala de aula.
_Estimar momentos de prazer com a família, através da leitura  de um livro de história que eles irão levar para a casa e onde trarão na aula seguinte junto com o relato por escrito de um familiar de como foi esse momento para todos na sua casa.

Incentivação inicial

Dentro de uma caixa surpresa, terá personagens da história: O livro da família. Iremos provocar a curiosidade deles, criando um mistério, motivando-os para o tema da aula.

Atividade de desenvolvimento

As crianças serão acolhidas e iremos ao auditório da escola onde os alunos irão formar uma meia-lua no chão, sentados no tapete, onde será feita a incentivação inicial com a caixa surpresa e em seguida iremos introduzir o tema da semana de aula com a hora do conto: “ O livro da família”, que será contada de maneira expositiva, isto é, todos os personagens e momentos do livro foram confeccionados em  e v a  e serão anexados na seqüência, no decorrer da história. (ver história em anexo 1). Após a hora do conto, será questionada com eles a mensagem da história. O que é família? Quem são as pessoas que compõem uma família? Todas as famílias são iguais? Qual a importância da família?
Após esse momento de reflexão e diálogo, os alunos irão fazer a higiene para o primeiro lanche. Em seguida irão para o recreio, no pátio de areia, onde poderão optar pela sua brincadeira, momento livre para os alunos e de observação das professoras estagiárias.
Ao sairmos do pátio de areia, iremos fazer a higiene e nos dirigirmos a sala de aula. Neste momento iremos montar grupos  de quatro alunos. Eles receberão revistas, um pedaço de papel pardo e cola. Irão selecionar gravuras de revistas que simbolizam  os diferentes tipos de famílias existentes. O grupo irá montar um painel com as gravuras colando-as  no cartaz, que será exposto na sala de aula. Os alunos farão a higiene das mãos para o segundo lanche.

Atividade de aplicação

Hora do conto: “O livro da família”.
Questionamento e reflexão sobre os diferentes tipos de família que existem.
Trabalho em grupo: construção de um painel com figuras de revistas sobre diferentes tipos de famílias existentes.

Atividade de fechamento

Os alunos irão escolher um livro de história para levarem para casa, para que a família leia com ele e depois relate, através da escrita como foi esse momento de interação com seu filho(a). Os alunos levarão o livro e uma folha com a explicação do tema e com espaço para que os pais escrevam como foi o momento. (ver anexo 2).

Avaliação:


Observação:


Aula 2

Tema: A importância da família

Objetivos:
_ Construir um parágrafo coletivo, baseando-se nas gravuras dos painéis e do tema que está sendo discutido: Família.
_ Significar momentos de prazer com uma família e com os colegas, através de um piquenique que realizar-se-á na casa de um aluno.
_ Comparar o funcionamento e a organização da família do colega com a sua, observando e constatando que existe muitos tipos de família, porém todas são família. E que a única coisa que não pode faltar em nenhuma família é o “amor”.
_ Criar brincadeiras de livre escolha, interagindo com os colegas, respeitando uns aos outros.
_ Solucionar conflitos com os colegas, dividindo brinquedo e esperando a sua vez para participar de uma atividade ou brincar com um determinado brinquedo que esteja com outro.
_ Indicar suas emoções, sentimentos bons e ruins, traumas, frustrações, problemas familiares, através do faz-de-conta da brincadeira livre.

Incentivação inicial

Dentro da caixa surpresa, terá uma fotografia de uma família, que não será a de ninguém presente. Iremos falar que hoje iremos fazer um parágrafo coletivo sobre as famílias e depois iremos visitar uma família de um coleguinha da sala. Daí tira-se da caixa pacotes de lanches e se anuncia que faremos outro piquenique.


Atividade de desenvolvimento
Os alunos serão recepcionados e iremos todos formar um grande circulo,  sentados no chão no tapete da sala de aula. Onde será feita a incentivação inicial e ali mesmo iremos construir um parágrafo coletivo, inspirados nas gravuras dos painéis feitos na aula anterior e também baseado em tudo que já conversamos sobre a família.
Será feito um sorteio de uma família dos alunos para levar esse inicio de texto para casa, onde a família irá construir junto com seu filho mais uma parte desse texto coletivo. No dia seguinte outra família levará o texto para concluir a história, onde iremos ler na confraternização de sexta-feira.
Iremos de ônibus escolar até a casa do aluno(a)-------, onde seremos recebidos por sua família, iremos conversar sobre essa família: Quem mora lá, aonde trabalham, em que horário se reúnem, o que gostam de fazer nos momentos de lazer etc.. Nesta casa iremos fazer o nosso piquenique.
Neste dia iremos ter uma caixinha decorada na sala, onde iremos pedir que cada família escreva uma mensagem, os seus sentimentos, o que sentir no coração para o seu filho e quinta feira iremos ler para os alunos na rodinha. Os alunos terão um momento livre na pracinha da escola, supervisionado e sob a observação das professoras estagiárias.

Atividade de aplicação
_ Construção de um parágrafo coletivo. Piquenique na casa do colega.

Atividade de fechamento
Fazer um desenho para a família onde as professoras irão escrever os sentimentos e desejos da criança referente a sua família para colocar na caixinha e entregar na sexta feira na festa de confraternização.

Avaliação:

Observação:


Aula 3

Tema:  A importância da família

Objetivos:
_ Lembrar músicas infantis que sabem para cantarmos na rodinha, com entusiasmo e alegria.
_ Criar uma decoração para um vidro com tampa, usando tinta guache e papéis coloridos.
_ Representar um desfile de moda, através do primeiro ensaio que faremos para apresentação de sexta feira.

Incentivação inicial
Dentro da caixa surpresa, teremos um vidro de biscoitos bem decorado. Onde explicaremos que iremos decorar um vidro, no dia seguinte iremos fazer os biscoitos para colocar dentro para cada um dar de presente  para sua família na sexta feira. Enquanto explicamos o que iremos fazer as crianças irão comer os biscoitos.

Atividade de desenvolvimento
Os alunos serão recepcionados na sala de aula, formaremos uma rodinha sentados no tapete, onde iremos cantar com alegria e entusiasmo algumas musiquinhas  infantis ( ver anexo) . Ainda sentados faremos a incentivação inicial, explicando a atividade dirigida do dia.
Faremos a higiene das mãos e nos dirigiremos ao refeitório, onde os alunos irão receber o primeiro lanche. Os alunos serão conduzidos até o pátio de areia, onde terão o recreio livre, surpevisionado e sob observações das professoras estagiárias. Após higiene, retornaremos a sala de aula, onde os alunos irão receber um vidro com tampa cada um, tinta guache e papéis coloridos e fitas purpurinas lantejoulas, etc. Com auxilio das professoras e atendentes eles irão criar a sua decoração para o vidro de biscoitos. Faremos a higiene das mãos para o segundo lanche. ( reforço).

Atividade de aplicação
Decoração do vidro de biscoitos. Ensaio do desfile com a roupa de um familiar.


Atividade de fechamento
Iremos explicar que sexta feira terá uma festa para a família na escola e que eles irão fazer um desfile de moda com a roupa de um membro da sua família.  Combinaremos também que isto é um segredo nosso, para fazermos uma surpresa. Faremos o ensaio.

Avaliação:

Observação:



Aula 4

Tema: A importância da família

Objetivos:
_ Reproduzir a receita dos biscoitos, com auxilio das professoras, misturando os ingredientes e levando para assar no forno da escola.
_Estimar os bilhetes que a família deixou na caixinha ouvindo-os com atenção e carinho.
_Representar um desfile de modas, através do segundo ensaio que faremos para apresentação de sexta feira.
_ Criar brincadeiras de livre escolha, interagindo com colegas respeitando uns aos outros.
_ Solucionar conflitos com o colega, dividindo brinquedos e esperando a sua vez para participar de uma atividade ou brincar com um determinado brinquedo que esteja com outro.
_Indicar suas emoções, sentimentos bons e ruins, traumas, frustrações, problemas familiares, através do faz-de-conta, da brincadeira livre.

Incentivação inicial
Os alunos irão sentar-se no tapete formando um círculo. As professoras irão pegar a caixinha contendo os recados que os familiares deixaram para cada um. Todos os recados serão lidos e entregue aos alunos para colarmos em seus cadernos.

Atividade de desenvolvimento
Após a incentivação inicial irão fazer a higiene das mãos para tomarem o primeiro lanche. Retornamos a sala de aula onde os alunos irão fazer a massa do biscoito e também modelá-lo para depois levá-lo ao forno da escola para assar.
Receita do biscoito:  Biscoito de manteiga
200 g de margarina,  1 xícara de açúcar, 2 xícaras de farinha de trigo. Misturar tudo e assar( levemente dourada).
Enquanto os biscoitos assam, os alunos irão para o recreio livre, no pátio de arreia, supervisionado e sob observação das professoras estagiárias.
Farão a higiene e iremos até o auditório onde faremos um ensaio geral do desfile que irão apresentar para os pais e familiares no dia seguinte. Farão o segundo lanche.

Atividade de aplicação
_Fazer uma receita de biscoito em sala de aula e colocar para assar.
_ Colar no caderno os bilhetes recebidos da família.
_ Ensaio geral do desfile do chá de confraternização de sexta feira
_ Brincadeiras livres.

Atividade de fechamento
Os alunos irão colocar os biscoitos dentro do seu vidro que foi decorado no dia anterior e os mesmos ficarão guardados na sala para que cada um dê de presente no dia seguinte para seu familiar presente na confraternização.
Iremos também selecionar algumas músicas infantis para cantar e ensinar para a família que se fará presente na sexta feira.

Avaliação:

Observação:

Aula 5

Tema: A importância da família

Objetivos:
_ Significar o momento que teremos com a família na escola, confraternizando e interagindo com os mesmos com interesse e alegria.
_ Representar um desfile de moda, os meninos com a roupa do papai e as meninas com a roupa da mamãe, ou outro familiar.
_ Mostrar a seus familiares presentes algumas músicas infantis que eles sabem cantar, cantando com gestos entusiasmo e alegria.
_ Criar brincadeiras de livre escolha, interagindo com colegas respeitando uns aos outros.
_ Solucionar conflitos com o colega, dividindo brinquedos e esperando a sua vez para participar de uma atividade ou brincar com um determinado brinquedo que esteja com outro.
_Indicar suas emoções, sentimentos bons e ruins, traumas, frustrações, problemas familiares, através do faz de conta, da brincadeira livre.

Incentivação inicial
Dentro da caixa surpresa, terá algumas roupas do papai e da mamãe que foram trazidas para o desfile, iremos questionar para ver quem reconhece a roupa da mamãe e do papai.

Atividade de desenvolvimento:
Os alunos serão recepcionados no pátio coberto de  balanços, cavalinhos e motocas da escola. Farão higiene das mãos e iremos para o primeiro lanche.
Iremos para a nossa sala de aula, os alunos irão sentar-se no tapete, formando um círculo onde será feita a incentivação inicial.
Em seguida começaremos a vestir as crianças para o desfile com a roupa que o familiar mandou. Os pais serão recepcionados no auditório da escola e só verão os filhos na hora do desfile. Assim que os pais estiverem acomodados no auditório iniciaremos o desfile: primeiro individual, depois em dupla, um menino e uma menina. Os alunos ficarão em fileira e receberão os vidros de biscoito o desenho e o recadinho que fizeram durante a semana para a família e se dirigirão ao seu familiar para entregar os presentes.
Convidaremos todos os presentes, adultos e crianças para fazermos um grande circulo no chão. Iremos ler o texto coletivo, que iniciou na escola feito pelos alunos e teve seqüência do texto por mais duas famílias diferentes. Iremos agradecer a presença e colaboração de todos durante esta semana de estágio e dizer algumas palavras a respeito da importância da família estar presente na escola. Os alunos e professores irão contar e ensinar aos familiares algumas musicas que foram selecionadas para o momento. (Ver anexo) Momento de confraternização com um chá e um bolo e refrigerantes que será oferecido aos alunos  e convidados.

Atividade de aplicação
_Brincadeiras livres
_Desfile de modas com roupa dos pais
_Leitura do texto coletivo
_Apresentação das musicas infantis para a família
_ Confraternização com bolo chá e refrigerante

Atividade de fechamento
Agradecimentos, despedidas e entrega de lembrancinhas para os alunos , para professora titular e atendente.

Avaliação:

Observação:


2 comentários:

  1. Oi meninas: Jaqueline, Lisiane e Luciane, é extremamente importante a participação e valorização das famílias, pois nosso trabalho como educadoras só terá resultados se todos dermos as mãos e trabalharmos em prol de nossas crianças. Parabéns pelo trabalho desenvolvido.
    Bjs
    Simone

    ResponderExcluir
  2. OI gurias!!! Que interessante o projeto de vocês... Adorei a ideia de desfile de modas com roupas de familiares e visita na família. Parabéns!!!!
    Paula

    ResponderExcluir