ESCOLA: Escola Municipal de Educação Infantil Magia do Aprender
SÉRIE: Pré 2
PROFESSORAS RESPONSÁVEIS: Eronice Santos e Gianny Fogaça
DATA : *16/09 a 20/09
AREA DO CONHECIMENTO: Portugues, Matemática, Ciências, História.
PROJETO SEMANA FARROUPILHA
TEMA: A importância da tradição gaúcha.
JUSTIFICATIVA: Este projeto tem por objetivo conscientizar as crianças da importância da cultura gaúcha em nossa vida. Como o próprio nome diz tradição significa transmitir, ensinar, logo, tradição é a transmissão de fatos culturais de um povo. Fagundes nos relata alguns valores no culto gaúcho: “(...) o apego aos usos e costumes rurais: o chimarrão, a indumentária tradicional, a coragem, o civismo, o respeito pelos mais velhos, o amor pelas artes regionais, na poesia, na prosa...”. Por isso é importante transmitir esse conhecimento por que tem muito a acrescentar na escola e na sociedade.
OBJETIVO: Enumerar conhecimentos através de pesquisas resgatando esse passado para que seja presente no dia-a-dia do educando e desenvolver atividades capaz de estimular a aprendizagem sobre o tema.
- Apresentar e dialogar sobre os símbolos gaúcho;
- Oportunizar a aproximação do dia-a-dia do gaúcho no campo;
- Apreciar a gastronomia gaúcha em especial o charque;
- Integrar costumes campo/cidade;
- Desenvolver habilidades artísticas;
- Desenvolver atividades recreativas e lúdicas;
- Propiciar a visita de um tradicionalista local na escola;
- Apontar tradicionalistas regionais, biografia e suas obras, como Nico fagundes,Gaúcho da fronteira, Teixeirinha, Mano lima, entre outros;
- Comentar sobre 20 de setembro, REVOLUÇÃO FARROUPILHA.
METODOLOGIA:
Atividade Proposta: Confeccionar um painel com os símbolos gaúcho, recorte e colagem;
Confeccionar um livro com os símbolos e as cores da bandeira do RS;
Apresentar a Dança do pezinho na escola;
Preparar e fazer a roda de chimarrão;
Almoço na escola com arroz de carreteiro;
Palestras; Filmes;
Musicas;
Poesias, Prosas e Contos;
Visitar uma fazenda;
Desfiles;
Gincana;
Cantar o hino;
Brincadeiras: Laço e vaca parada, corrida do couro, corrida da bota;
Fazer o charque;
Compartilhar receitas.
*As atividades serão realizadas de acordo com o rendimento das crianças.
RECURSOS: Papel pardo, folha de oficio, lápis de cor, tinta, bota, a bandeira, saco, cd's, cuia,
erva mate, bomba, livros, ônibus.
AVALIAÇÃO: A avaliação será continua respeitando o nível de desenvolvimento dos alunos.
REFERÊNCIA: FAGUNDES, Antônio Augusto. Memorial do Rio Grande do Sul. Caderno de História, nº 22.
Eronice e Gianny
ResponderExcluirResgatar as tradições gauchescas é algo importantíssimo para nós gaúchos e gaúchas de todas as querências. Parabéns pelo projeto.
Bjs
Simone
OI GURIAS!!! Sempre acreditei que a cultura do educando é ferramenta de aprendizagem. Trabalhar com a tradição gaúcha é garantir a permanência de nossos costumes. Parabéns!!!
ResponderExcluirmuito bom,otimoooo ,estou fazendo estagio e este material é excelente.
ResponderExcluirmuito bom,otimoooo ,estou fazendo estagio e este material é excelente.
ResponderExcluir