Total de visualizações de página

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Atividade final do curso

TEMA: PRIMAVERA

AUTORIA: Jucilene Alexandre Condini, Rochele Quarti Silveira, Vanessa de Freitas Mattos.

JUSTIFICATIVA:  a primavera representa uma época em que ocorre o florescimento de várias espécies de plantas. Portanto, é um período em que a natureza fica mais bela, presenteando o ser humano com flores coloridas e perfumadas. A função deste florescimento é o início da época de reprodução de muitas espécies de árvores e plantas. Os frutos também não podem ser esquecidos, pois são resultado deste florescer. Nesse sentido trabalhar com este tema, além de prazeroso, se torna imprescindível, para as crianças poderem vivenciar e conhecer um pouco desta estação maravilhosa, já que nos primeiros anos de vida, elas apropriam-se de conhecimentos práticos do seu dia–a–dia, compartilhando esses conhecimentos com as primeiras pessoas que as cercam, com seu mundo social. Sendo assim, consideramos o fato de que a criança ao enfrentar situações novas, faz uso de conceitos já formados anteriormente, agindo sobre eles, manipulando elementos para assim chegar à solução de possíveis problemas em busca de um novo conceito elaborado.

OBJETIVOS:
Þ    Vivenciar a alegria da estação com a presença multicolorida das flores e dos frutos, levando a criança a contemplar as suas maravilhas e o bem-estar que a convivência da natureza proporciona.
Þ    Estimular a percepção tátil, a coordenação motora fina e ampla, as linhas, as cores, os aromas, os gostos, as medidas, os numerais, formas, texturas e as conseqüências.
Þ    Despertar o interesse pela preservação do meio ambiente, assim como as formas de vida e sua sobrevivência.
Þ    Desenvolver percepções visuais e auditivas
Þ    Ampliar o vocabulário.
Þ    Explorar diversos materiais, inclusive os recicláveis.
Þ    Valorizar o espírito de equipe nas atividades propostas.

PERFIL DO GRUPO: crianças de 4 e 5 anos.

DURAÇÃO: 20 dias.

ATIVIDADES:
Þ    Passeios nas praças, na praia e outros lugares que possam estar em contato com a natureza.
Þ    Músicas.
Þ    Rodas cantadas.
Þ    Horas do conto.
Þ    Degustação de frutas.
Þ    Jogos.
Þ    Dinâmicas individual e em grupo.
Þ    Pracinha.
Þ    Atividades lúdicas.
Þ    Atividades manuais.

METODOLOGIA:
Þ    cada profissional deve adequar o projeto para as características e necessidades de sua própria turma.
Þ    Confeccionar, dentro das atividades propostas, cartazes, livrinhos, filmes, painéis, jogos, músicas, dobraduras, etc.

RECURSOS:
Þ    Recursos humanos.
Þ    Recursos naturais (a natureza como um todo)
Þ    Papel.
Þ    Tinta.
Þ    Tesoura.
Þ    Caneta.
Þ    Lápis.
Þ    Giz de cera.
Þ    Cola
Þ    Massa de modelar.
Þ    Jornal.
Þ    Revista.
Þ    Sucata.
Þ    Materiais didáticos em geral.

TEMA TRANSVERSAL: MEIO AMBIENTE – observar no meio ambiente as mudanças ocorridas em virtude da entrada da estação do ano e analisar os aspectos positivos (flores, frutos, entre outros) e os aspectos negativos (poluição), discutindo sobre o tema e enfatizando as crianças para a preservação do meio ambiente, a utilização da sucata e da reciclagem de lixo.

CULMINÂNCIA: piquenique.

AVALIAÇÃO: a avaliação deve se dar através da observação direta dos educadores.

BLOG CONSULTADO: bemmequer.blogspot.com































2 comentários:

  1. Vanessa, Rochele e Jucilene
    Que trabalho bonito, penso que deve ter sido um projeto muito legal. Parabéns pelo trabalho.
    Bjs
    Simone

    ResponderExcluir
  2. OI meninas!!! Adorei este projeto cheio de atividades lindas como as floreiras. As propostas ficaram próximas da realidade das crianças assim como vocês descreveram na justificativa. Parabéns!!!!

    ResponderExcluir